Pesquisa ISO 9001:2015 revela desejos dos usuários da norma [+ 8 mil respostas]

Pesquisa ISO com mais de 8 mil pessoas revela desejos para uma possível revisão da ISO 9001:2015. Será que estamos contentes com a norma?

Em julho do ano passado (2020), a ISO (International Organization for Standartization) lançou uma pesquisa para entender melhor o que os usuários da norma esperam do padrão. Agora em maio, a ISO disponibilizou relatório público com um resumo dos resultados da pesquisa.

Nas palavras do próprio documento, o relatório fazia parte de uma “Preparação para uma potencial revisão da ISO 9001”. No início de maio, eu entrei em contato com o pessoal da ISO para entender melhor a quantas andava o processo de revisão. Recebi uma resposta muito cordial deles em que, inclusive, esse relatório foi citado. (Você pode ler esse artigo clicando aqui)

Ao todo 8397 pessoas dos mais diversos setores responderam à pesquisa. O questionário foi disponibilizado em 14 idiomas e respondido por “representantes” de 149 países.

No artigo de hoje, trago algumas informações sobre o relatório que achei interessantes. O relatório todo contém 23 páginas, assim não vou conseguir falar de todo ele aqui. Vou me esforçar para me ater a poucos itens. Porém, se você quiser ter acesso ao conteúdo completo do artigo, vou deixar disponível no final do artigo.

Resultado “geral” da pesquisa ISO

Um dos principais objetivos da pesquisa era “compreender as necessidades atuais e futuras dos utilizadores da norma ISO 9001”, então essa é a informação que abre o relatório. Segundo ele (e a pesquisa), a análise das 8397 respostas indica que:

– Houve uma ligeira maioria de respondentes que selecionaram a opção “A” para confirmar a ISO 9001:2015 contra os que selecionaram a opção “B” para rever a norma;

– Um número relativamente elevado de organizações expressou não ter dificuldades em alcançar a conformidade com a ISO 9001, em particular as pequenas e médias empresas (PMEs);

– Houve um bom apoio para que sejam endereçados potenciais novos tópicos em revisões futuras da ISO 9001;

– Observou-se uma vantagem ligeiramente superior na utilização da ISO 9001 por parte das pequenas organizações e pelas organizações que usam a norma há menos de 20 anos.

(trecho retirado na íntegra do relatório, página 1. Grifos do próprio documento)

Potenciais novos tópicos

Sobre esses resultados, achei interessante notar a abertura (bom apoio) dos respondentes a novos tópicos. Na revisão 2015, tivemos a inclusão do Contexto da Organização e, de certa forma, da Gestão de Riscos, o que mostra potencial para que mais boas práticas de gestão sejam acrescidas à norma.

Outra questão do relatório pode “dar luz” sobre o que poderiam ser esses “potenciais novos tópicos”:

Qual é a importância de melhorar o conteúdo atual da ISO 9001 com os seguintes conceitos, na próxima revisão? (Pontuação: 1 indica “nada importante” e 5 indica “Muito importante”)”

E as respostas você confere no próximo gráfico, também retirado do relatório na íntegra (página 12):

Gráfico da Pesquisa ISO 9001:2015 que mostra possíveis novos tópicos.
Gráfico da Pesquisa ISO 9001:2015 que mostra possíveis novos tópicos (página 12)

Alguns dos itens que foram assinalados como importantes já “resvalam” na versão atual, pois a gestão de mudanças está presente, a Continuidade de Negócios, de certa forma, tem início no contexto; o Conhecimento Organizacional está, também, relacionado à documentação; entre outros. (P.s.: ressalto: “resvalam”)

Entretanto, seria interessante ver a norma se integrando a aspectos um pouco mais distantes, como à Inovação (algo que ainda me deixa com um pouco de dúvida na 9001), à Ética e Integridade ou até mesmo a Alterações Climáticas.

ligeira maioria

Quando eu publiquei meu artigo sobre a situação da revisão da norma, muita gente se mostrou contrária a quaisquer alterações. Eu não escrevi nada no sentido incentivar ou recriminar “uma potencial revisão”, mas essa discussão chegou a mim em diversos comentários e posts relacionados.

O que me chamou atenção é que o relatório vai ao encontro dessa negativa. Entretanto, como a própria ISO diz, com uma “ligeira maioria”. Na contagem de votos, 2221 votantes optaram por deixar a ISO 9001 como está (“Opção A”). Por outro lado, 1950 afirmaram ser necessário rever a norma (Opção B). Uma diferença bastante pequena.

Gráfico da Pesquisa ISO 9001-2015 que mostra opinião das pessoas sobre uma possível revisão
Gráfico da Pesquisa ISO 9001-2015 que mostra opinião das pessoas sobre uma possível revisão

Além disso, uma terceira opção recebeu 1824 votos: “Opção C – Considerar o desenvolvimento de uma série de normas que reflitam os diferentes níveis de maturidade das organizações”.

Pelo que entendi, seriam diversos padrões ISO 9001 que serviriam de acordo com a maturidade do SGQ que cada empresa. Até considero uma opção interessante, mas inviavelmente complexa, principalmente pela questão de qualificação dos profissionais. (mas essa é outra história)

Se somarmos os votantes da opção B e os votantes da Opção C, temos, então, uma maioria considerável de pessoal que não votou na confirmação (manutenção inalterada) da norma. Um dado que considero, sem nenhum juízo de valor, bastante interessante.

Efeitos da aplicação da ISO 9001 nas empresas

Uma das perguntas mais interessantes do relatório tem a ver com os resultados da implantação da norma, vejamos:

A aplicação dos requisitos da ISO 9001 na sua organização resultou em…? (Pontuação: 1 indica “uma desvantagem” e 5 indica “uma vantagem”)”.

Vejamos as respostas:

Gráfico da Pesquisa ISO 9001-2015 que mostra a percepção de resultados dos usuários do padrão
Gráfico da Pesquisa ISO 9001-2015 que mostra a percepção de resultados dos usuários do padrão (página 10)

Neste tópico, tenho particularmente uma crítica, uma dor e uma dúvida.

A crítica é que o principal benefício apontado por nós é a melhoria nas informações documentadas… Não que elas não sejam importantes, pelo contrário, mas isso revela um dos problemas que enfrentamos: o excesso de foco na documentação.

Afinal, quando um SGQ é burocrático, sempre colocamos a culpa, inicialmente, na produção de “papelada inútil”, documentação. Acredito que melhorar a documentação deveria, obviamente, ser um benefício, mas não o maior de todos.

A dor é ver o “Desempenho financeiro melhorado” em último lugar… pois, em pleno 2021, nós ainda não sabemos retirar resultados financeiros de nossos Sistemas de Gestão da Qualidade, ou o fazemos pouco. Não sei se é utopia minha, mas esse, a meu ver, deveria ser o maior de todos os benefícios.

A dúvida, na verdade, ainda tema ver com a dor, pois me pergunto se nós realmente “não temos resultado financeiro” com a ISO 9001 ou se “não aprendemos a medir isso corretamente”. Afinal, se fizermos uma análise mais detalhadas de todos os benefícios apontados, me parece que o financeiro é uma consequência direta.

(P.s.: não estou dizendo que o relatório diz que não temos resultado financeiro, mas espero que isso não fique subentendido. Às vezes, escrever é uma arte complexa…)

Relatório Completo e importância da Pesquisa ISO

Uma informação interessante é que a maioria dos respondentes era Brasileira. Ao todo, 860 pessoas que responderam às questões eram do Brasil (o que corresponde à 10,9% do total da Pesquisa ISO).

Portanto, não dá pra dizer que nós não fomos representados e a pesquisa, portanto, reflete muito da nossa realidade. O que é muito importante, uma vez que esse documento serve, obviamente, como “matéria prima” de futuras revisões.

Baixe a Pesquisa ISO 9001:2015

Além disso, existem diversos outros dados interessantes que não citei aqui, como:

  • tópicos que as pessoas apontaram como foco de mudanças;
  • posição dos respondentes na organização (Executivo, Chefia intermediária ou Operacional?);
  • tamanho das organizações (em quantidade de colaboradores);
  • há quanto tempo elas utilizavam a norma;
  • e outras.

Achei melhor focar no que mais me chamou atenção, se não o artigo ficaria muito “barsânico”, haha. (se você não entendeu o “barsânico”, precisa ver o meme nº 3 da Coletânea de Memes da Qualidade #25 🤣)

De qualquer forma, vou deixar o documento disponível para download aqui embaixo, em PDF.  Se você o baixar, seria interessante saber o que você achou. Você acha que deixei passar algo muito importante? Então, deixe sua opinião nos comentários, lá no final da página, vai enriquecer o debate!

Dave Ramos
Dave Ramos

Sempre acreditei que as pessoas tem o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Tive ainda mais certeza disso quando me tornei Auditor Líder ISO 9001:2015 e comecei minha jornada na Qualidade. Por isso continuo a escrever sobre gestão e por isso criei a Fábrica de Qualidade: para ajudar pessoas a engajar pessoas! Clique AQUI para visitar a Fábrica.

Artigos: 54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *