O que é engajamento dos colaboradores na Qualidade #ISO10018:2020

Engajar pessoas na qualidade é mágico, mas também pode ser um pouco perigoso para você. Me diz, você está verdadeiramente preparado para ter pessoas engajadas na sua empresa? 🤨

Não é primeira vez que falo sobre o que é engajamento dos colaboradores, e tenho certeza de que não será a última. Esse assunto tem muitas vertentes e, assim como a maioria das coisas interessantes, sofre alterações a todo momento.

Hoje, quero discutir um pouco sobre a definição de engajamento na nova ISO 10018:2020. A norma foi revisada há pouquíssimo tempo e precisa ser popularizada! (Afinal, como diz o lema da Fábrica: “Pessoas engajadas mudam o mundo”!)

Segundo a ISO 10018:2020, o que é engajamento dos colaboradores na Qualidade?

Sem delongas, vejamos o que a 10018 diz a respeito do engajamento:

“Em um contexto mais geral, o engajamento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos (ISO 10018:2020, Introdução)”

Sim, é uma descrição bastante curta, mas que, a meu ver diz muita coisa! Ao ler esse conceito, inclusive, lembrei de outro artigo em que falei exatamente sobre esse assunto.

Nele, eu defendia que engajamento não era algo emocional, era algo prático, voltado à ação. À primeira vista, pode parecer que isso contraria a definição da 10018, mas não, pelo contrário! A meu ver, essa definição reforça que o engajamento gera um impulso à ação.

Para entender melhor isso, vamos “dissecar” a frase e trabalhar 2 pontos: “comprometimento emocional” e “as pessoas têm com a organização e seus objetivos”.

comprometimento emocional”

Acredito que esse seja o ponto central do conceito.

As pessoas se engajam porque se comprometem emocionalmente com algo. Se pensarmos em todos os relacionamentos verdadeiros que cultivamos ao longo do tempo, percebemos que eles são pautados em comprometimento emocional.

Esse comprometimento nos leva a agir de forma a preservar nossos relacionamentos, seja com amigos, colegas de trabalho, familiares ou cônjuges. Dessa forma, ele também nos impulsiona realizar ações que visem manter e melhorar bem comum (como levar chocolates para a pessoa amada), e também nos ajuda a evitar ações nocivas ao relacionamento (como não dividir as tarefas de casa).

Talvez, agora, você esteja pensando: “Mais isso tem a ver com o pessoal, não com o profissional”. Bem, sei que isso é bastante difundido no mercado, mas eu não acredito nessa divisão.

Acho improvável (para não dizer impossível) fazer essa dissociação em seres tão complexos quanto os humanos. Além disso, acho bastante perigoso vestir máscaras e viver valores diferentes de acordo com o contexto em que se está inserido.

De qualquer forma, ao falar de engajamento, não conheço outra forma de explicar as palavras “Comprometimento” e “Emocional” juntas. Se você discorda veementemente da minha análise, ficaria feliz em discutir isso nos comentários. 😉

as pessoas têm com a organização e seus objetivos

Se antes o chamado à ação não era claro, a continuação da frase ajuda a entender melhor isso. Afinal, o comprometimento emocional é com alguma coisa, e não apenas um sentimento frívolo.

Na definição, o comprometimento é com a organização e com os seus objetivos. Assim: pessoas engajadas são aquelas que realizam ações para manter e melhorar a organização, ajudando a alcançar os objetivos por ela definidos; bem como são aquelas que agem para evitar danos à empresa (analisando riscos, por exemplo).

Não há como separar a emoção da ação, mesmo porque ambas criam um senso de responsabilidade que vai ajudar a garantir a execução das tarefas. Pense bem, nem sempre as pessoas vão estar “extasiadas” de vontade de fazer algo, como tratar uma NC.

Entretanto, pessoas engajadas tem um entendimento intrínseco, verdadeiro e muitas vezes inconsciente, sobre o que é engajamento dos colaboradores. Elas estão emocionalmente comprometidas com a organização e seus resultados, portando saberão que é importante fazer a tratativa e o farão.

Você, como gestor, está preparado para pessoas verdadeiramente engajadas?

Tenho uma ressalva aqui, você precisa tomar cuidado. uma coisa é entender o que é engajamento dos colaboradores e trabalhar para obtê-lo. Outra bem diferente é gerir uma empresa verdadeiramente engajada.O que acontece quando você está emocionalmente comprometido com algo/alguém? Você se preocupa, quer saber como as coisas estão, quer ajudar a melhorar e ajudar a evitar problemas, certo?

Quando seus colaboradores estiverem verdadeiramente engajados, eles vão se preocupar com a sua empresa. Vão se preocupar com o seu cliente. Vão sugerir ações para engajar o resto da equipe. Isso significa que eles vão querer resolver os problemas, vão cobrar soluções e “se meter” na sua gestão. E isso é incrível. Ter colaboradores assim é que vai fazer sua empresa ser realmente única e alcançar resultados inacreditáveis.

Entretanto, você precisa estar preparado para isso. Se você NÃO estiver aberto a esse novo modelo de gestão, tudo vai ser mais difícil. Qualquer colaborador engajado vai se frustrar ao perceber que suas solicitações são negadas só porque “O gestor não quer assim…”.

E quando esse conflito de interesse ocorre, é comum que ninguém entende porque a empresa está dividida.

Engajamento não se conquista de forma autoritária, muito menos se mantém. O engajamento é uma parede de tijolos amarelos. Se os tijolos forem bem assentados e a liga que os junta for de Qualidade, a parede, então, atravessará o tempo e suportará tempestades; do contrário, qualquer ventarola vai fazer “cair a casa”.

Dave Ramos
Dave Ramos

Sempre acreditei que as pessoas tem o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Tive ainda mais certeza disso quando me tornei Auditor Líder ISO 9001:2015 e comecei minha jornada na Qualidade. Por isso continuo a escrever sobre gestão e por isso criei a Fábrica de Qualidade: para ajudar pessoas a engajar pessoas! Clique AQUI para visitar a Fábrica.

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