Como engajar pessoas na Qualidade com 1 camiseta!

Este artigo ensina uma técnica simples para engajar pessoas na Qualidade. Nele, o Davidson fala sobre criar valor para Qualidade e sobre como Rituais são importantes para criar memórias afetivas! 😍

Engajar as pessoas na Qualidade é difícil. Muitos gestores perdem a esperança de engajar as equipes. Só de pensar em ter que fazer alguma ação de engajamento já bate aquele: “Mas eles [os colaboradores] não gostam, não vai dar certo, é perda de tempo”.

Já para os colaboradores, muitas vezes, é “um porre” mesmo. São palestras sem fim ou então frases e conceitos que não fazem sentido, que “Não tem nada a ver com a gente”. O que acontece, então, é que o engajamento cai no esquecimento, nada é feito.

No artigo de hoje (que marca minha volta a produção de conteúdo por sinal) quero falar um pouco sobre como o engajamento é visto e falar sobre uma ação prática de engajamento. Já quero avisar que esse artigo vai tentar te vender algo no final, então a leitura é por sua conta e risco, haha. Mas, mesmo que ao final você não compre meu produto, tenho certeza de que vai conseguir aplicar a ideia na sua empresa.

Mas, Davidson, o que as camisetas, citadas no título, tem a ver com tudo isso?

Calma, eu já vou explicar. Para começar, uma pequena história de contextualização:

Como 1 pessoa impacta o TODO o contexto

De certa forma, empre me preocupei com como eu me visto. Não sou extremamente vaidoso, mas sempre procurei roupas que refletem o meu estilo de vida. Roupas que simbolizavam os meus ideias e gostos pessoais. Acho que todos somos assim.

Por isso, sempre usei muitas camisetas. Camisetas das bandas de rock que ouço; dos heróis que admiro; de marketing digital; camisetas com frases legais, por aí vai. Mas nunca tinha refletido realmente sobre como as pessoas ao meu redor viam isso.

Certo dia, fui trabalhar com uma camiseta do Harry Potter, mais especificamente da Plataforma ¾. (Sabe, gosto do conceito da Plataforma ¾. Para mim existem diversas “coisas” esplêndidas escondidas bem à nossa frente. Nós só não temos sensibilidade para encontrá-las entremeio às coisas comuns, enfim, essa é outra história)

O dia corria normalmente, quando uma colega de trabalho foi até à minha sala, para falar sobre um projeto. Assim que ela entrou na sala, olhou para mim e disse: “Ai que camiseta bonita, adorei! Eu e minha filha assistimos à todos os filmes!”.

A gente conversou um pouco, ela disse qual era seu filme predileto. Voltamos a falar de trabalho e ela foi embora. Tudo bem, uma conversa corriqueira, nada demais.

Na segunda-feira, ela passou na minha sala novamente. Conversamos um pouco e ela me disse: “Nossa, final de semana assisti Harry Potter de novo. Aquele dia vi sua camiseta e fiquei lembrando de como era gostoso ver filmes com a minha filha. Aí a gente fez pipoca e fez uma ‘Noite do Filme’ só nós duas”.

Eu fiquei feliz por, de algum jeito, ter estimulado esse momento entre elas, mesmo que sem querer. Conversamos mais um pouco e ela me disse que elas tinham combinado de fazer Noites de Filme pelo menos uma vez ao mês.

O que nós vivemos nos influencia

O que eu quero dizer aqui é que apenas 1 “ação” fez com que essa amiga se engajasse em algo. Ainda mais que isso, fez com que ela estabelecesse um ritual importante com a filha dela (rituais são ferramentas incríveis para engajamento, vamos falar mais sobre isso futuramente).

Então, Davidson, você está me dizendo que eu tenho que dar camisetas da qualidade para todo mundo?”. Eu adoraria, porque eu estou vendendo, haha, mas não é bem isso!

O que estou dizendo é que você precisa estimular as pessoas, fazê-las se lembrar de que a Qualidade é importante e que faz diferença para sua empresa. E isso tem que, de alguma forma, criar um laço, um vínculo, um significado importante para a pessoa. Portanto, NÃO adianta você simplesmente comprar uma camiseta e deixar na estação de trabalho das pessoas.

No caso da minha amiga, não foi a camiseta em si que fez com que ela tomasse a ação e assistisse ao filme, mas sim a memória afetiva dela para com a filha. E é aqui que chegamos ao ponto: crie momentos especiais das pessoas com a Qualidade e, ajude-as a se lembrar deles. Vamos a um exemplo:

Ação simples para engajar as pessoas na Qualidade

Antes de mais nada, defina um critério para escolher alguém (ou alguéns, hehe) que merece ser reconhecido por algum feito importante na empresa. Vamos pegar como exemplo a Tratativa de NCs. Pode ser:

  • o colaborador que tratou mais Não Conformidades;
  • a pessoa que não tem ocorrências pendentes;
  • quem tratou a NC que mais trouxe retorno para empresa;
  • enfim, você decide!

Em seguida, compre uma camiseta da Qualidade (de preferência da Fábrica, é claro, temos o Capitão e a Capitã NC, são incríveis, hehe). Então, reúna as pessoas em algum lugar e faça a entrega da camiseta (ou das camisetas).

Se isso vai ser uma “Cerimônia Formal” ou apenas um encontro mais casual, é algo que você também tem que decidir. Mesmo porque isso vai depender do contexto e da cultura da sua empresa, da seriedade das não conformidades e de uma dezena de outros fatores.

Se você tiver muita dificuldade para engajar as pessoas (na Qualidade ou não) e elas forem muito resistentes, meu conselho é tentar fazer algo mais descontraído e, de certa forma, informal. Algo muito muito grande, de início, pode soar como “forçado” para as pessoas.

Enfim, o que é realmente importante é:

  1. reúna o máximo de pessoas possível. E pessoas que fazem sentido para essa ação;
  2. explique muito bem porque essas pessoas estão ganhando essa camiseta (esse é o mais essencial).

Feita a entrega, você terá realizado um Ritual de Engajamento (talvez o primeiro da sua empresa)! E deixado com as as pessoas um item que as fará lembrar daquela ocasião, pode não parecer, mas você terá criado um item de gestão à vista!

Trabalho acabado?

Não! Agora você precisa tornar isso sistêmico e repetir esse ritual na periodicidade que achar necessária. Bem como criar outros rituais para reforçar a sua cultura. Esses rituais podem se ser trimestrais, semestrais ou até mesmo anuai, enfim, você decide. O importante é a continuidade!

Criar memória afetiva ajuda a engajar as pessoas na Qualidade

A camiseta em si, como peça de vestuário, na verdade, é apenas um detalhe. O que realmente gera engajamento é todo o significado que você criar em torno dela e da entrega. Afinal, a pessoa que ganhar uma camiseta vai criar uma memória afetiva agradável.

Quando ela acordar de manhã e vestir a camisa (literalmente, haha) para ir trabalhar, ela vai se lembrar da cerimônia, do trabalho dela e de como ela o fez bem. Isso é um reforço de que aquilo é importante e precisa ser preservado.

Se a cerimônia for agradável para todos, as outras pessoas, mesmo não ganhando, também lembrarão dela quando virem a camiseta. Isso é um reforço para que elas entendam a importância de tratar NCs. Assim, mesmo que inconscientemente, a ação será benéfica para toda a equipe. (sem contar que, se a camiseta for incrível como as da Fábrica, todo mundo vai querer ganhar na próxima, haha!)

Não importa a camiseta, importa o ato!

O que realmente importa é criar momentos em que a Qualidade como um todo é valorizada. Para isso, para concretizar o valor da Qualidade na sua empresa, você precisa reconhecer pessoas que levam a Qualidade a sério.

Isso vai fazer com que essas pessoas não só continuem a fazer o ótimo trabalho que já fazem, mas que sejam verdadeiros defensores e multiplicadores da qualidade na sua empresa. Vai fazer com que as palavras e ações dessas pessoas reverberem para todos as outras, criando um poderoso ciclo de melhoria.

É claro que eu ADORARIA que você comprasse uma camiseta nossa 😬, mas não precisa ser uma camiseta minha. Pode ser um quadro, uma medalha, um cartaz, um bônus, um e-mail geral para a empresa. Pode até mesmo ser apenas a reunião, com uma boa conversa (alguns benefícios se perdem, mas ainda tá valendo). O importante é criar significado e conscientização nas pessoas!

Dave Ramos
Dave Ramos

Sempre acreditei que as pessoas tem o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Tive ainda mais certeza disso quando me tornei Auditor Líder ISO 9001:2015 e comecei minha jornada na Qualidade. Por isso continuo a escrever sobre gestão e por isso criei a Fábrica de Qualidade: para ajudar pessoas a engajar pessoas! Clique AQUI para visitar a Fábrica.

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