A ISO 10018:2020 é uma das nossas normas preferidas aqui da Fábrica. Afinal, ela trata de algo que está diretamente ligado ao nosso maior propósito: ajudar pessoas a engajar pessoas!
Geralmente, o engajamento é algo um tanto abstrato, por isso temos dificuldade de entendê-lo; consequentemente, tem ainda mais dificuldade em trabalhá-lo nas empresas. Por isso a norma é importante, ela fornece diretrizes que tornam esse trabalho um pouco mais palpável.
A partir dela, também, é possível compreender o engajamento como algo mais sistemático, e não como uma obra do acaso. O próprio escopo da norma diz que a ISO 10018:2020 “fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e aumentar seu envolvimento e competência dentro dele”.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a estrutura da norma e refletir sobre sua importância. Se esse assunto é interessante para você, então ativa as notificações no canto esquerdo do navegador, pois ainda falarei muito dessa norma por aqui!
Estrutura da ISO 10018:2020 – Orientação para o engajamento das pessoas
Apesar de não ser tão popular, a 10018 não é uma norma nova, está em sua 2ª versão. Nas palavras da própria ISO, a revisão 2020 “cancela e substitui” a versão anterior (2012) e traz como principais mudanças:
- adequação aos itens da ISO 9001 (vide anexo SL);
- redução do requisito dedicado a competências (pois agora isso fica “à cargo” da ISO 10015: 2019), e;
- Substituição do termo “envolvimento de pessoas” para “engajamento de pessoas”.
Adequação ao anexo SL
Como já mencionei, a ISO 10018:2020 foi alterar para se adequar ao Anexo SL, assim, sua estrutura base é:
- escopo;
- referências normativas;
- termos e definições;
- contexto da organização e da Cultura da Qualidade;
- liderança;
- planejamento e estratégia;
- conhecimento e conscientização;
- competência;
- melhoria.
No geral, qualquer profissional habituado à 9001:2015 tem uma boa base sobre a norma apenas lendo os títulos dos requisitos. O mais interessante aqui é um acréscimo muito acertado (requisito 4) da Cultura da Qualidade!
Afinal, quando executamos ações de engajamento, estamos trabalhando a Cultura!
Uma boa Cultura ajuda as pessoas a se conectar com a empresa e se envolver com todo o sistema de gestão. Nas palavras da própria 10018, engajamento é o envolvimento emocional com o sistema de gestão. Assim, de forma lógica, trabalhar a cultura é que vai florescer o engajamento na sua empresa! (vou me segurar, porque esse é um assunto para outro texto e não quero dar spoiler, haha!)
Conscientização e Competência
Os itens relacionados à Conscientização, Conhecimento, e Competência também são de extrema importância. A Conscientização, geralmente, era muito associada ao trabalho com engajamento, pois as pessoas compreendem que entender o porquê do trabalho ajuda a engajar.
Entretanto o Conhecimento ainda é algo um tanto quanto confuso. As pessoas entendem que ele é crucial na execução dos processos, porém geralmente pouco o associam ao engajamento. Como se, por exemplo, a história a empresa ou aquele jeitinho-único-de-fazer-as-coisas não fossem cultura pura.
Quando o assunto é competências, então, aí é que o engajamento não entra em cena mesmo!
Para a grande maioria das pessoas, competências são apenas para executar bem os processos. Erradas não estão, pelo contrário, mas a competência é fator crucial para engajar as pessoas. Arrisco dizer, inclusive, que muitos treinamentos fracassam por descartar a cultura da empresa e, dessa forma, por não engajarem as pessoas.
Mas Davidson, uma norma vai engajar pessoas?
Não, norma alguma vai engajar pessoas! Por vários motivos.
Sabemos que há um estigma de que, no Brasil, temos certificações para “inglês ver”, pois muitas empresas criam documentos desnecessários, trabalham processos apenas para auditorias, fazem colaboradores decorar respostas, slogans, jargões. Tudo para garantir um papel na parede, um certificado que ajude no marketing.
Do mesmo jeito, sabemos, ainda que com boas intenções, muita gente aplica requisitos de normas “à torto e à direito”. Sem levar em consideração seu próprio contexto, as necessidades da empresa e os objetivos estratégicos da organização. O resultado disso pode até trazer um pouco de melhoria, mas no geral cria empresas engessadas, lentas e com pouca (ou nenhuma) conscientização das pessoas em relação à Qualidade.
De qualquer forma, mesmo que esses problemas citados não existissem, a resposta para a pergunta do título ainda seria: Não, norma alguma vai engajar pessoas!
O trabalho com a cultura (e consequentemente com o engajamento) não pode ser delegado para nada nem ninguém. Isso não é responsabilidade de um documento, portanto não importa a norma, mas sim o uso que nós fazemos dela, adaptando-a ao nosso contexto e melhorando a nossa cultura.
O que nós precisamos entender é que apenas pessoas podem engajar pessoas. E como elas fazem isso? Por meio de ações sistemáticas que moldam a cultura da empresa para criar uma Atmosfera de Qualidade (vou falar disso em outro texto, haha).
Mas, então, vale a pena trabalhar a ISO 10018:2020 na minha empresa?
Não é possível, é claro, eu responder essa pergunta, porque isso vai depender do seu contexto e de diversos outros fatores. De qualquer forma, a grande vantagem da ISO 10018:2020 é que ela é uma norma de diretrizes, não de requisitos.
Portanto, ninguém vai tirar um certificado de engajamento. Ninguém vai exibir um documento na parede dizendo: “Agora meus colaboradores são engajados!”. Seria como tentar resolver nossos problemas por decreto (como diz o belo poema do Leminski).
Ao adotar uma norma como a 10018, uma empresa tem que ter uma estratégia clara em mente: Melhoria continua e busca por Excelência. Assim, sem um certificado em jogo, sem o risco de o contrato X ou Y ser rescindido por “falta de certificação”, as ações realizadas tendo como base a 10018 certamente serão mais genuínas e sinceras. Isso é o que vai, realmente, colocar sua empresa no rumo do engajamento.
Dessa forma, você não tem que se preocupar se “Vale a pena trabalhar com a ISO 10018:2020?”. A pergunta que você tem que se fazer, então, é: “É realmente estratégico para minha empresa que as pessoas se preocupem com os processos e busquem a Excelência? ”. Se a resposta for sim, seja por meio da 10018 ou não, tenho certeza de que vocês já estão no caminho certo!