Sabemos que alguns profissionais ainda não se adequaram muito bem às mudanças feitas na última revisão da ISO 9001 (da 2008 para a 2015). A gestão de riscos, por exemplo, ainda assusta algumas pessoas. Porém, a norma está entrando em processo de análise novamente.
Diretrizes internas da ISO (International Organization for Standardization), estabelecem que todas as normas devem passar por uma revisão sistêmica (systematic review) a cada, no máximo, 5 anos. Mas calma, isso não significa, necessariamente, que a norma vai virar de ponta cabeça.
Esse review sistemático é uma espécie de análise geral, por meio dele a organização toma importantes decisões, como:
- Manutenção ou Descarte do padrão – cabe ressaltar que é extremamente improvável, senão impossível, descartarem a 9001;
- Atualização parcial (“Emendas”) – não ocorre uma revisão aprofundada e são feitos apenas alguns ajustes ou updates;
- Revisão – nesse caso a norma é revisada e sofre alterações mais profundas, como ocorreu na última atualização da 9001.
Dessa forma, essa análise não significa necessariamente que a ISO 9001 sofrerá grandes mudanças, tal qual ocorreu na última revisão. Significa apenas que a norma será analisada para compreendermos se ela ainda é atual e suficiente para as necessidades do mercado.
A norma ISO 9001:2015 foi encaminhada para essa revisão sistemática no ano passado (2020), mas ainda não há muitas notícias sobre o andamento do processo. Além disso, esse ano tem sido um ano agitado para a ISO, com a eleição de uma nova presidente: Ulrika Francke. Além da revisão do planejamento estratégico da organização, que deve durar até 2030.
Informações oficiais da ISO sobre a Revisão da ISO 9001
Em busca das melhores informações, nós entramos em contato com a própria ISO! Perguntamos como estava o processo e eles gentilmente nos responderam. Por e-mail, eu enviei para eles o seguinte questionamento:
“Gostaria de escrever um artigo sobre a próxima versão da ISO 9001, pois de acordo com as diretrizes da ISO, já se passou o período de 5 anos para a revisão sistemática.
Vocês poderiam fornecer alguma informação sobre este assunto? Talvez até uma entrevista escrita? 😁”
Abaixo, você pode ler o e-mail original do Charles Corrie, Gerente de Comitê da ISO / TC 176 / SC 2.
Como o e-mail era um tanto grande, na imagem consta apenas o início da mensagem. Abaixo vou deixar a cópia do texto na integra.
Em ingles
Dear Davidson Ramos,
Your enquiry has been forwarded to me by Clare Naden at ISO, in my role as the Committee Manager to ISO/TC 176/SC 2
Regrettably, there is little to report about ISO 9001 at this time.
You are correct that the standard was circulated for a “systematic review” during 2020, and received a small majority of votes for “confirmation” of the standard, to leave it unchanged. However, the committee did not have the results of an ISO 9001 User Survey when the review closed (in December).
Since then the TC176/SC2 “Strategic Planning and Operations Task Group”, or SPOTG, (which acts as an advisory body to the Chair of TC176/SC2) has held a meeting where it reviewed several key inputs, such as:
– the report on the ISO 9001 User Survey,
– the potential impact to ISO 9001 of the revision of the Annex SL “High Level Structure” for management system standards
– the work on Future Concepts by TC176
– the work on Brand Integrity by TC 176
– the Interpretations that have been issued against ISO 9001:2015
– The project review report from Working Group 24, which was responsible for the development of ISO 9001:2015.
In addition it received a number of inputs from national standards body and liaison organization representatives.
After examining all these inputs, the SPOTG concluded that there was insufficient evidence to overturn the majority decision of the national standards bodies that had voted during the systematic review. Consequently, the SPOTG has recommended that:
a) ISO 9001:2015 should be “confirmed” at this time.
b) A project should be started at the Preliminary stage, to examine if a revision of ISO 9001 should be started earlier than would usually be determined through the systematic review process.
c) A wider review of the SC2 portfolio of standards should be conducted by the SPOTG and should be coordinated with the work of the ISO/TC 176/Chair’s Strategic Advisory Group (CSAG), as well as the Preliminary stage project on ISO 9001.
As the SPOTG is an advisory body, not a decision-making one, these recommendations have been circulated for a ballot by the members of TC176/SC2. The ballot is due to close on 1st May 2021.
Notice of the results of the ballot, and any plans for the Preliminary stage activity will be made publicly available on the TC176/SC2 website at: https://committee.iso.org/home/tc176sc2.
Please monitor the site for updates.
I hope this gives you the information that you need for your blog.
Yours sincerely
Charles Corrie
For the BSI Secretariat of
ISO/TC 176/SC 2
Em português (revisão automática do Google)
Caro Davidson Ramos,
Sua consulta foi encaminhada a mim por Clare Naden da ISO, em minha função como Gerente de Comitê da ISO / TC 176 / SC 2
Lamentavelmente, há pouco a relatar sobre a ISO 9001 no momento.
Você está correto ao dizer que o padrão foi distribuído para uma “revisão sistemática” durante 2020 e recebeu uma pequena maioria de votos para a “confirmação” do padrão, para deixá-lo inalterado. No entanto, o comitê não obteve os resultados de uma Pesquisa com o Usuário ISO 9001 quando a revisão foi encerrada (em dezembro).
Desde então, o TC176 / SC2 “Grupo de Tarefas de Planejamento Estratégico e Operações”, ou SPOTG, (que atua como um órgão consultivo para o Presidente do TC176 / SC2) realizou uma reunião em que analisou várias contribuições importantes, como:
– o relatório sobre a Pesquisa de Usuários ISO 9001,
– o impacto potencial para a ISO 9001 da revisão do Anexo SL “Estrutura de alto nível” para as normas do sistema de gestão
– o trabalho sobre conceitos do futuro por TC176
– o trabalho sobre integridade de marca por TC 176
– as interpretações que foram emitidas contra a ISO 9001: 2015
– O relatório de revisão do projeto do Grupo de Trabalho 24, que foi responsável pelo desenvolvimento da ISO 9001: 2015.
Além disso, recebeu uma série de contribuições de representantes de organismos nacionais de normalização e organizações de ligação.
Depois de examinar todas essas contribuições, o SPOTG concluiu que não havia evidências suficientes para anular a decisão da maioria dos organismos de normalização nacionais que votaram durante a revisão sistemática. Consequentemente, o SPOTG recomendou que:
a) A ISO 9001: 2015 deve ser “confirmada” neste momento.
b) Um projeto deve ser iniciado no estágio Preliminar, para examinar se uma revisão da ISO 9001 deve ser iniciada antes do que normalmente seria determinado através do processo de revisão sistemática.
c) Uma revisão mais ampla do portfólio de padrões SC2 deve ser conduzida pelo SPOTG e deve ser coordenada com o trabalho do ISO / TC 176 / Grupo Consultivo Estratégico do Presidente (CSAG), bem como o projeto da fase preliminar na ISO 9001.
Como o SPOTG é um órgão consultivo e não decisório, essas recomendações foram distribuídas para votação pelos membros do TC176 / SC2. A votação será encerrada em 1º de maio de 2021.
O aviso dos resultados da votação e quaisquer planos para a atividade da etapa preliminar serão disponibilizados ao público no site TC176 / SC2 em: https://committee.iso.org/home/tc176sc2.
Monitore o site para atualizações.
Espero que isso forneça as informações de que você precisa para o seu blog.
Com os melhores cumprimentos
Charles Corrie
Para o Secretariado BSI de ISO / TC 176 / SC 2
Principais alterações feitas na revisão da ISO 9001 versão 2008 para a 2015
A versão 2015 trouxe para a norma diversas mudanças significativas e foi muito bem aceita pelo mercado. Vejamos as principais alterações:
Contexto Organizacional
A partir de 2015, toda empresa que pretende implantar um SGQ aderente à ISO 9001 deve levar em consideração o contexto interno e externo em que a organização está inserida.
Mentalidade de riscos
De certa forma, a mentalidade de riscos sempre esteve presenta na 9001. Entretanto, a versão 2015 oficializou a área dentro das empresas e deixou mais clara a necessidade de ações para abordar riscos e ameaças.
Liderança
Uma das mudanças mais interessantes da norma foi a atribuição da responsabilidade do SGQ à Alta direção. Antes, com a existência da figura do RD (Representante da Direção), decisões importantes eram deixadas de lado pela diretoria. Agora é requisitado maior envolvimento da Alta direção no SGQ.
Informação documentada
Os termos “Procedimento documentado” e “Registro” foram substituídos por “Informação documentada”.
Conceitualmente, a mudança conferiu maior flexibilidade para a gestão de documentos, ressaltando que podem ser utilizadas outras formas de documentação além da escrita. Agora, ficou mais claro que, por exemplo, vídeos e áudios também podem ser informações documentadas.
Próximos Capítulos da Revisão da ISO 9001
Nós também entramos em contato com Luiz Nascimento, Superintendente do ABNT/CB-25 e Diretor Executivo da WCC Projetos de Gestão. Ele nos prometeu uma entrevista sobre o assunto, então, em breve voltaremos com mais notícias.
Por hora, só nos acabe esperar. Acredito que, mesmo que a norma realmente passe para a fase de revisão, não haverá grandes mudanças no padrão. Entretanto, mesmo que haja, se elas forem tão acertadas quanto as mudanças presentes na versão 2015, serão com certeza muito bem-vindas!