Se nos deixássemos abater, não haveria Dia Mundial da Qualidade 2020! Afinal, convenhamos, 2020 não foi nada fácil: Coronavírus, isolamento social, home office forçado, retração da economia e mais um mundo de incertezas.
Entretanto, aqui estamos! Superando a pandemia e fortalecendo nossas empresas!
Mas não se engane, essa superação não é obra da sorte ou do acaso. Muito pelo contrário, porque ela tem nome, sobrenome e caminha todos os dias pela empresa. Nós só chegamos até aqui porque tem muita gente empenhada em fazer o melhor. Gente que acorda todo dia pensando em como melhorar as coisas e criar um mundo melhor. E é sobre essas pessoas que quero falar hoje.
Qual é o tema do Dia Mundial da Qualidade 2020?
O tema definido pelo CQI (Chartered Quality Institute) para este ano foi Creating customer value. Em tradução literal, seria algo como: Criação de calor para o Cliente.
A palavra “criação” é um substantivo (algo que dá nome a algo), mas eu não gosto muito de substantivos. Eu prefiro os verbos, porque eles são mais claros e, além disso, nos relacionam à ação. Então, eu gosto de traduzir o tema deste ano como “Criar valor para o Cliente”.
Assim, segundo a frase, é preciso fazer algo (criar valor) para alguém (para o cliente). Então, sim, criar valor é uma ação. Algo que fazemos conscientemente para melhorar algo para alguém.
Outra coisa interessante sobre os verbos e mais especificamente sobre as ações é que eles, geralmente, precisam de sujeitos. Ou seja, precisam de algo que os anteceda para que, então, a ação aconteça.
A frase “Criar valor para o Cliente”, na verdade, sintaticamente não tem sujeito. Mas como acabamos de ver, para uma ação sair do papel, alguém tem que executá-la! Então, completando a frase:
Os profissionais da Qualidade precisam criar valor para o cliente!
A Qualidade é de todo mundo e todo mundo é da Qualidade também! 😎
Eu sei que a Qualidade não é responsabilidade de alguém, Afinal a própria 9001 se atualizou para reforçar isso. Mas é “a galera da Qualidade” que puxa as coisas, que cria ações de engajamento, treina as pessoas e ajuda a colocar a empresa no rumo do cliente.
Mesmo em meio ao caos da pandemia, vi muitos e muitos profissionais preocupados com manter as coisas funcionando. Em proteger os colaboradores sem deixar de fazer as entregas para o cliente. Gente preocupada em melhorar ainda mais o produto ou serviço para ajudar as pessoas, a empresa e o país.
Esses profissionais defenderam seus ideais e se esforçaram para não perder suas essências porque sabem que a Qualidade é um propósito que move as pessoas. Que ela cria uma cadeia de boas práticas e melhorias que fortalecem os colaboradores, as empresas e, assim, beneficiam a sociedade como um todo.
Os profissionais da Qualidade sabem que a Qualidade é um direito e um dever de todos!
Viva os Heróis da Qualidade!
Nós criamos a Fábrica de Qualidade com um propósito muito claro: “Ajudar pessoas a engajar pessoas tornando a qualidade mais simples, leve e divertida”.
Tivemos (e ainda temos, haha), muitas dúvidas sobre como fazer isso. Entretanto, nosso primeiro produto não deixou nenhuma dúvida, pois nossa intenção era valorizar as pessoas que estão na linha de frente. Aqueles verdadeiros Heróis que lideram a mudança dentro das empresas.
Nossa intenção, então, é VALORIZAR O PROFISSIONAL DA QUALIDADE e todos os seus superpoderes!
Afinal, ainda mais em 2020, como foi importante “Prever o futuro analisando os riscos”.
Em meio a um turbilhão de mudanças, a “Super-velocidade de planejar projetos e processos” foi a chave para manter as coisas em ordem.
Com tudo virando de pernas para o ar, a “Super-elasticidade gerindo mudanças” foi fundamental para apoiar as pessoas e manter a calma.
Tudo isso para executar ações e, quase literalmente, “Criar um campo de força gerindo o contexto”.
Obrigado a todos por mais um Dia Mundial da Qualidade (2020)!
Assim, especialmente no Dia Mundial da Qualidade 2020, gostaria de agradecer! Obrigado a todos os profissionais que se esforçaram para superar as dificuldades. A todos os profissionais que se mantiveram engajados. Agradeço em nome de todos que comigo concordarem, porque vocês fizeram a diferença em 2020!
Caso você, leitor, não identifique nenhum desses profissionais superpoderosos aí na sua empresa, calma! Infelizmente pode acontecer. Mas, nesse caso, seja você quem puxa o comboio e treine até adquirir os superpoderes da qualidade. Seja você a mudança!
Se esse profissional já for você, e eu sinceramente acredito que seja. Mandou bem! 👊😎
Então, parabéns a você, a todas as Auditoras-Maravilha, os Homens-indicador, as Capitãs NC, Os Documentadores. Parabéns a TODOS os Heróis da Qualidade! E que venham muitos anos mais de conquistas e Qualidade verdadeira!