Entendendo o Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade #ISOnaVEIA

Saiba como definir o Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade de forma simples e rápida, e tenha seu escopo definido hoje mesmo! #ISOnaVEIA

Olá pessoas que estão desesperadas porque sabem tudo o que fazem mas não sabem definir concretamente o que fazem, vocês estão bem?

Continuando nosso papo, vamos começar a implementar a sistemática ISO 9001:2015 na sua organização, com uma singela pergunta: “Mas o que você está fazendo da sua vida? E na sua organização?

Bom, se você está achando que sua vida pessoal está num beco sem saída, te aconselho sempre a buscar um profissional. Faça terapia. Sério! Se achar que não consegue procurar um e não pode contar com ninguém, ligue para o CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV), no número 188. Saiba que, para muitos, você é muito importante!

Agora, se você quer começar a organizar sua empresa, que tal olharmos para ela com carinho? Vamos perceber tudo que está sendo feito e como está sendo feito, pensando no que está sendo entregue aos clientes e com isso definir um ponto de partida?

Então, vamos definir seu ESCOPO?

O QUE É ESCOPO MESMO?

Para responder a esta pergunta, vamos determinar:

  • O que você pretende entregar;
  • Como você pretende fazer isso;
  • Onde quer chegar com seu negócio;
  • Como você pode verificar se está mandando bem na sua proposta. 

O escopo é seu fim, seu propósito, a sua alma do negócio. Numa auditoria de certificação ISO 9001:2015, é a declaração de qual serviço ou produto você quer que a sua organização entregue com excelência e para quem você está disposto a entregar.

O escopo determinado é simplesmente o destino que você coloca no seu GPS da Gestão da Qualidade. Se ele for mal definido, pode levar todo seu Sistema de Gestão a um direcionamento errado, causando mais custos e problemas até que se recalcule a rota.

Pegou a visão? Então vamos para a próxima dúvida:

QUAL MEU ESCOPO?

O escopo do seu negócio é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com os recursos e funções especificados. Falei bonito, mas falei complicado. Explicando melhor:

O escopo é o que você tem que fazer e como tem que fazer para atender seus clientes. Ou seja, no escopo você define claramente o que está e o que não está incluído no objetivo de entrega da sua organização.

Também é nele que controlamos o que é adicionado ou removido ao longo da vida da organização (como um gps recalculando a rota) e como serão controlados os elementos que podem resultar em mudanças fora do que foi previsto.

Ou seja, sem a definição do escopo (do Sistema de Gestão da Qualidade e da empresa como um todo), você não sabe o que faz, pra quem faz, como faz e quanto custa fazer. E isso é, pra dizer o mínimo, bem grave.

Portanto, para gerir o escopo de sua organização de uma forma bem direta, responda às seguintes perguntas (segura na minha mão porque darei algumas Respostas Exemplo “RE”):

  1. O que você faz? RE: Desenvolvo e produzo bala de goma.
  2. Como você faz? RE: Artesanalmente e com material orgânico.
  3. Como você entrega? RE: Entrego a granel ou em pedidos personalizados.
  4. Para quem você entrega? RE: Para o cliente final ou para varejistas.

Sendo assim, veja como ficou o escopo:

Desenvolvimento e produção de balas de goma, produzidas artesanalmente com material orgânico, enviadas a granel ou em pedidos personalizados para varejistas ou para o cliente final.

Conseguimos, não foi fácil?! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Mas é tão importante assim declarar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade?

Veja bem, além de ser a pedra fundamental de inserção da sistemática de gestão da qualidade na sua empresa, a declaração do escopo também fornece aos seus colaboradores o norte necessário para tomar decisões sobre o que é viável ou não realizar na organização.

Assim, ela ajuda e muito a focar no objetivo do negócio e a criar mudanças (ou não) de segmentos que podemos atender, etc.

É normal que os inputs que os clientes comecem a enviar para a organização (solicitando outros projetos / produtos / serviços) possam mudar o rumo da organização ao longo do caminho. E isto pode alterar o escopo inicial da empresa, porém, sem um ponto de partida, será muito difícil se organizar para se adaptar às futuras mudanças.

Ao documentar seu escopo do Sistema de Gestão da Qualidade, você terá dado o primeiro passo para implementar sua metodologia; sua bússola, seu gps para fazer de sua organização o local de muitas (boas) mudanças!

Agora que definimos o escopo, precisamos definir os próximos passos para organizar nosso sistema. Então precisamos pensar: “Que normas, regras leis devemos seguir e documentar?

Isso, vamos descobrir no nosso próximo encontro! 😁

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Abraço e até a próxima! 😊

Jay Miranda
Jay Miranda

João Carlos Miranda é MBA em Qualidade e Produtividade, Engenheiro de Produção em formação, Especialista em Engenharia de Qualificação de Fornecedores, Design Thinker, Técnico em Mecânica, Técnico de Manutenção de Aeronaves, Gastrônomo e Especialista na implantação de sistema de gestão com base na norma ISO9001:2015 nos mais diversos setores.

Artigos: 3

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