Etapas da Certificação de Colchões nas portarias Inmetro

Conheça as etapas da Certificação de Colchões nas portaria Inmetro e garanta mais Qualidade para seus produtos! 🛏️

As Portarias de Colchões, quando bem aplicadas, transformam significativamente a organização, fazendo-a evoluir. Mas para você realmente ver essa mudança na sua empresa, é necessário seguir corretamente as etapas da certificação de colchões.

Se, por acaso, você está na fase de manutenção do seu certificado de colchões, saiba que você vai seguir o mesmo caminho, já que este ciclo se repete anualmente.

Ao passar pelas fases a seguir, você estará cobrindo todas as pontas que envolvem um processo de certificação e agindo com o intuito de garantir que cada uma delas seja bem realizada. Vamos lá!

1. DEFINIÇÃO DE FAMÍLIAS

Se você está passando pela certificação inicial, a primeira coisa que você deve fazer é ter clareza das famílias que você quer certificar. Talvez você já tenha a composição do seu produto em mente, mas é preciso considerar o que as portarias de colchões orientam sobre os requisitos mínimos para a construção do seu produto.

Caso você esteja passando pela manutenção do certificado, é sempre importante conferir a composição das famílias certificadas. Verificar se houve alguma alteração nos produtos existentes, se haverá inclusão de uma nova família ou até mesmo a exclusão.

Lembre-se de que os memoriais descritivos de cada família precisam ser idênticos ao que está sendo produzido. Não pode ser diferente! De igual modo, a etiqueta destes colchões deve estar de acordo com o memorial descritivo e também com o produto físico.

2. SISTEMA DE GESTÃO

O sistema de gestão é um conjunto de processos interligados que contribuem para que a organização funcione de forma padronizada e controlada. Nesta etapa, é necessário implantar os requisitos da ISO 9001 (que ambas as portarias exigem).

Aqui, você vai descrever procedimentos de trabalho e definir os registros necessários para o controle das atividades, sempre tendo como base o que as portarias de colchões exigem e aquilo que você identificar como necessário para o bom funcionamento da sua empresa.

Se você está passando pelo processo de manutenção do certificado, já deve ter um sistema de gestão implantado. Então, esta etapa servirá para você:

  • revisar toda a informação documentada;
  • analisar o que serve e o que não serve mais, e;
  • atualizar sistemáticas de trabalho, se for necessário.

Com isso, você saberá se todos os controles permanecem adequados à sua organização.

3. ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO

Chegamos a uma das Etapas da Certificação de Colchões mais sensíveis, que é quando você define qual é o organismo que vai conduzir a sua certificação.

Se você está na fase de certificação inicial, a minha sugestão é que você pesquise os OCP’s (Organismo de Certificação de Produto) existentes no mercado, converse com outras empresas do ramo para saber qual o OCP que eles utilizam e colher deles informações que te ajudarão decidir a melhor opção.

O OCP é uma entidade especializada e acreditada pelo Inmetro para fazer a verificação da sua empresa. Agora, se você está passando pela manutenção do certificado, já tem um Organismo definido, mesmo assim pode e deve acompanhar este OCP para avaliar se eles estão atendendo a sua empresa da forma como você gostaria.

Cabe ressaltar que em ambas as situações, nesta etapa, você precisará enviar documentos relacionados aos produtos que serão verificados para que o organismo faça a análise prévia.

4. AUDITORIA INTERNA

Depois de definidas as famílias, implantado ou atualizado o sistema de gestão e escolhido o OCP da sua certificação, sua empresa precisa:

  • constatar se todos os requisitos foram colocados em prática;
  • se as pessoas estão conscientes de suas atividades e seus procedimentos, e;
  • se os produtos estão sendo fabricados da forma correta.

Fazemos isto através da auditoria interna. É um momento importante, que precisa ser realizado por uma pessoa com competência específica, pois ela fará a verificação de todo o sistema de gestão. Além disso, essa pessoa também vai entrevistar os colaboradores, alinhar alguns conceitos importantes e prepará-los para auditoria externa que está por vir.

Após toda essa conferência e preparação, é agendada a auditoria externa!

5. AUDITORIA EXTERNA

Primeiro, você vai agendar a auditoria externa. Depois disso, no dia combinado,  um auditor externo designado pelo Organismo de Certificação irá até sua empresa para atestar a conformidade dos processos com base na norma ou portaria que a organização deseja certificar ou manter o certificado.

Durante a auditoria e com o plano de amostragem, o auditor lacra as amostras que serão enviadas para o laboratório posteriormente. Além de verificar o sistema de gestão.

6. ENVIO PARA O LABORATÓRIO

Os produtos, bem como amostras de espumas, são enviadas para um laboratório acreditado pelo Inmetro para realização de testes. O Objetivo aqui é verificar se os produtos estão conforme os padrões estabelecidos.

 7. RESULTADOS PARA O OCP

Com o resultado dos testes, o laboratório envia os Relatórios de ensaios para o Organismo de certificação.

8. ATESTADO DE CONFORMIDADE

O Organismo de certificação analisa os relatórios emitidos pelo laboratório e, se tudo estiver conforme, providencia o atestado de conformidade. Um documento que especifica que o colchão está em conformidade com a base normativa, neste caso as portarias de colchões (nº 35 ou nº75).

9. PRODUTO COM O SELO

O fabricante com o atestado de conformidade pode mandar produzir seu selo de conformidade e pode iniciar a comercialização do produto.

O futuro da sua Fábrica com as portarias Inmetro

Para se manter no mercado, você precisa garantir os melhores resultados em seus produtos e no seu sistema de gestão da qualidade. Isso é um fato!

Ao seguir todas as etapas citadas aqui, sua empresa terá um SGQ coeso e alinhado à estratégia do negócio. Lembre-se de que a certificação é algo contínuo e sua empresa precisa estar preparada para mantê-la enquanto seus produtos estiverem em linha, e isso vai ajudar a assegurar mais qualidade para seus clientes e garantir sua fatia do mercado!

Agora que você já sabe todas as etapas da Certificação de Colchões que precisa passar para ter o seu certificado, fica muito mais fácil não é mesmo? Além disso, se surgir qualquer dificuldade, nós, da CS Consultoria, podemos te orientar em todo o ciclo. Entre em contato com a gente clicando aqui! 😉

[série] Como desburocratizar Certificações nas Portarias de Colchões? [Portarias nº 35 e nº 75]

Camila Silveira
Camila Silveira

Especialista em certificação de colchões e Auditora Líder ISO 9001:2015. Sou formada em Pedagogia Empresarial e Coach Professional.

Artigos: 8

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