Por que meus colaboradores não seguem os procedimentos operacionais (POPs)?

Saiba porque seus colaboradores não seguem os procedimentos e comece a trabalhar para exterminar esse problema!

Infelizmente, alguns (ou diversos) colaboradores não seguem os procedimentos operacionais (POPs). O que é um problnike air jordan 1 elevate low nike air max 270 women’s sale ja marr chase youth jersey custom football jerseys air jordan 1 element cheap jerseys full lace wigs air max 270 women personalized celtics jersey custom nfl football jerseys custom dallas stars jersey nike air jordan 1 elevate low cheap jordans best sex toys wigs for saleema, pois sabemos a importância que a padronização tem para as empresas. Por isso, resolvi escrever esse artigo para falar um pouco sobre o assunto.

Vale ressaltar que não vamos tratar de questões relativas à recursos, ou seja, quando a pessoa não segue o procedimento pois faltam recursos para que ela o faça. Vamos focar um pouco mais no fator comportamental, compreendendo a crença das pessoas em relação à documentação.

Além disso, vou focar em procedimentos, mas o que for dito aqui serve para qualquer documento do sistema de gestão: processos, ITs, diretrizes e, talvez, até mesmo para as políticas.

Continuando, existem basicamente 4 motivos que explicam porque seus colaboradores não seguem os procedimentos operacionais. São eles:

1 – Eles desconhecem os procedimentos

Pode parecer óbvio que existam documentos que norteiam o trabalho e devem ser seguidos. Entretanto, muitas pessoas não só não têm essa noção, como também desconhecem completamente a existência de tais documentos.

Em geral, a causa desse problema é a falta de treinamento, ou quando o treinamento não reforça o propósito, a importância, o objetivo, a “missão” de um dado documento, pois é no treinamento que a existência de tal padrão vem à tona.

Inclusive, essa questão está diretamente ligada ao meu post anterior para a Fábrica. Ele fala sobre as crenças que precisamos eliminar. Lembre-se: nenhum documento é autoexplicativo e TODOS requerem treinamento! Se você quiser relembrar esse assunto, leia o artigo anterior.

2 – O colaborador não está “nem aí” para o procedimento

Essa é uma expressão bastante popular e não é tão raro ouvi-la. Pode parecer um pouco cruel, ou que revela apenas desdém pelos padrões. Entretanto, é preciso entender que esse tipo de comportamento está intimamente ligado à falta de conscientização.

Nesses casos, as pessoas não conseguem ligar a importância da documentação ao seu dia a dia de trabalho. Dessa forma, ela não percebe os ganhos que aquele procedimento poderia ter em sua rotina, na organização e nas partes interessadas como um todo. Isso faz com que o procedimento seja ignorado.

3 – “Eu não preciso do procedimento

Esse comportamento, obviamente, demonstra certa presunção, no sentido de que a pessoa acredita fielmente que pode executar suas atividades sem nenhum tipo de auxílio.

Entretanto, é preciso demonstrar a essas pessoas que o procedimento (ou qualquer outro tipo de documentação) não é apenas um demonstrativo do que fazer, mas uma forma de reforçar “como” a organização decidiu fazer. Inclusive, é claro, são os documentos que padronizam e ajudam a operacionalizar mudanças, assim, é preciso segui-los. Lembrando que padrões para processos contribuem com a previsibilidade dos resultados da organização.

4 – “Faço melhor que o procedimento”

O quarto motivo pode esconder grandes problemas dentro da organização. Existem colaboradores que não seguem os procedimentos operacionais pois acreditam que podem fazer seu trabalho melhor do quê o que está descrito no procedimento.

Essa crença gera 2 graves consequências!

A primeira, é que ela pode apenas ser uma ilusão. Assim, a pessoa pode estar gerando não conformidades, atrasando a produção ou causando diversos problemas que poderiam ser facilmente evitados ao seguir os padrões.

A segunda problema é que isso pode ser verdade. Pode ser que a pessoa realmente conheça formas melhores ou mais eficientes de executar o que está escrito. Porém, se isso de fato acontece, a organização não conseguiu captar todo esse conhecimento / experiência disponível quando na elaboração de seus padrões.

Existe um caminho claro para participação de todos os envolvidos, no desenvolvimento de padrões ? Todos sabem como apresentar sugestões de melhoria para os documentos?

Seus colaboradores não seguem os procedimentos operacionais?

O mais importante é entender que todas essas razões pelas quais os colaboradores não seguem os procedimentos operacionais são passíveis de mudança. Isso significa que é possível, aos poucos, conscientizar e treinar as pessoas para que percebam a importância e sigam o que foi padronizado.

Agora, a tarefa de casa é entender como o que foi dito aqui se encaixa na sua empresa. Seus colaboradores acreditam em algo que foi descrito aqui? Entenda, pode ser que essas características apareçam por aí de outras formas, com outras expressões.

Você precisa compreender o seu contexto e atuar para quebrar esse tabu na sua empresa: documento não é burocracia, não é desnecessidade, não é perda de tempo! Documentação é padronização e melhoria, e é isso que todos nós buscamos recorrentemente!

Veja esse conteúdo, e muito mais!

Esse artigo se originou de um vídeo que gravei para as Pílulas de Gestão (ou Micro Lições), para o canal da ATSG! Se você quiser ver este conteúdo em vídeo ou aprender mais sobre Sistemas de Gestão, te convido a conhecer nosso canal! Basta clicar no botão abaixo para ver o vídeo:

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Rogério Campos Meira
Rogério Campos Meira - Engenheiro Mecânico, Mestre em Gerenciamento da Qualidade. Expert em Sistemas de Gestão com foco na Integridade e na Excelência dos Negócios. Diretor Executivo e CKO – Chief Knowledge Officer da ATSG - Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão. Professor convidado de programas de pós-graduação de diversas Instituições de Ensino Superior, nas áreas de Riscos, Compliance, Sistemas de Gestão baseados em Normas ISO e Auditorias de Sistemas de Gestão.
Artigos: 6

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