O valor da certificação, a alta direção e a misturinha do sabão 🧼

Saiba como demonstrar o valor da certificação para alta direção focando nas necessidades das partes interessadas (Ps: a misturinha é um plus 🤣)

Uma das maiores queixas das pessoas que trabalham com qualidade é a falta de engajamento da direção, que não vê o valor da certificação. Muitos não conseguem aprovação para implantar uma norma e muitos não conseguem que sócios e diretores assumam seu papel de liderança frente a todo o processo.

Eu passei por uma situação aqui em casa que fez cair uma ficha para mim. Essa situação me fez pensar em como, às vezes, nós lidamos com a informação “valor da certificação” e quero comentar um pouco sobre esse tema com você. 

Desde que eu e o Davidson assumimos nosso lado empreendedor, o Davidson tem feito o controle financeiro aqui de casa (confesso que sou descontroladinha, gasto tudo com comida, heheh). Vamos ao ocorrido:

O grande segredo da roupa branca!

Eu uso uma misturinha de sabão para lavar roupas brancas e roupas com sujeira mais pesada, mas, gosto tanto, que acabo colocando em todas as lavagens. Nessa mistura, vai sabão glicerinado azul em barra, sabão de coco e sabonete branco.

O pacote de sabão glicerinado vem com 5 barras, então, quando compro, compro 5 unidades dos outros também, para misturar tudo de uma vez. Dessa forma, a misturinha dura, em média, 5 meses (já fica a dica, gente, é só ralar tudo, misturar, e acrescentar um punhado nas lavagens 🤣).

Acontece que o Davidson sempre fala: “Pra que tudo isso? A gente já usa sabão em pó!”. ¯\_(ツ)_/¯

Para ele, essa mistura sempre foi um custo a mais. Até semana passada! Fizemos compra em um mercado diferente e eu comprei outra marca de sabão de coco e sabonete (inclusive abrirei parênteses de novo, pois preciso dizer que gostei muito desse sabão de coco. Alo @, me patrocina, haha).

Isso acabou influenciando no resultado final, lógico. A roupa ficou com um cheiro muito bom, mais gostoso que de costume. Quando foi dobrar a roupa, ele disse “Nossa, que roupa cheirosa!“. Eu disse que era ” a mágica da misturinha mágica”, e voilá: a significação aconteceu: “Agora eu vi valor!“.

Qual é o verdadeiro valor da certificação para cada parte interessada?

Assim como aqui em casa, uma empresa também tem os “controladores do dinheiro”. Operacionalmente, são os analistas financeiros, mas a alta direção sempre dá seu pitaco, afinal, o dinheiro é dela.

O Davidson sempre usou roupa preta e eu não curto, prefiro roupa branca (além da roupa de cama branca, quem nunca). Assim, eu já tinha visto valor na mistura, já que a principal função dela é deixar a roupa branca realmente branca.

Mas eu nunca tinha parado para pensar que, para o Davidson, isso nunca fez sentido, já que quase todas as camisetas dele são pretas e ele não liga tanto para artigos de cama, mesa e banho.

Ele só entendeu quando eu consegui agregar valor para ele por meio do cheiro. Ele gosta muito de coisas perfumadas e foi aí que o “fisguei”. Enquanto a minha necessidade era deixar o branco mais branco, a dele era deixar a roupa mais cheirosa.

Quando a gente fala pra alta direção que, para a implantação da qualidade, será necessário um investimento, por mais que você veja que é realmente investimento, ela ainda pode estar vendo como custo.

Mas a alta direção não é sabão 🤣

Sempre achamos e ouvimos que o que a alta direção quer é retorno financeiro. Claro, isso é um fator muito importante e extremamente necessário. Mas além disso, além do dinheiro, o que mais “fisgaria” a alta direção?

O item 4.2 da ISO fala das necessidades e expectativas das partes interessadas, e a alta direção é uma parte interessada. Portanto, você precisa descobrir quais são as outras expectativas da alta direção. 

Mostrar, por exemplo, que uma Não conformidade poderia ter sido evitada e que o prejuízo dela não teria afetado a empresa é muito importante! Mas a percepção do valor da certificação poderia ser potencializada se fosse linkada a outros pontos da estratégia:

  • se a alta direção quer expandir para novos mercados, mostre que a ISO é um padrão reconhecido internacionalmente e traz credibilidade aos processos da empresa;
  • se a alta direção quer inovar em produtos e serviços, mostre como a ISO trata a melhoria contínua;
  • se a alta direção quer colaboradores satisfeitos e engajados, mostre como um SGI preza pelos colaboradores;
  • resumindo: se a alta direção deseja XYZ, como a ISO 9001, por exemplo, ajuda a conquistar tudo isso?

Todas as estratégias, se bem sucedidas, vão levar ao sucesso financeiro, isso é óbvio e desejado. Mas resumir tudo em dinheiro não vai ajudar a alta direção a ver todos os benefícios que a implantação de um sistema de gestão traz para a empresa e deixar que ela seja “seduzida” pelos fatores mais atrativos para ela.

Analisando: o valor da certificação muda de contexto para contexto

Eu não conheço a realidade da sua empresa, então não posso me aprofundar muito. Por isso, no artigo de hoje, não queria me alongar com um textão sobre o “como demonstrar o valor da certificação para a alta direção”

Meu objetivo era compartilhar a ideia de que existem outras formas de falar sobre isso além do dinheiro. Mas ressalto, a questão não é deixar o dinheiro de lado, mas sim agregar mais argumentos a ele. Afinal, um conjunto de benefícios é bem melhor que uma única coisa, não é?

Portanto, se você quer “vender uma certificação” para a alta direção, olhe para a estratégia! Converse sobre as preocupações da diretoria. Encontre os problemas que inquietam a empresa. Assim, com certeza, você terá ideias de como mostrar o valor da certificação e, mais que isso, ligar fatores importantes da sua empresa.

[webinar] Como se certificar na ISO (9001, 14001, 27001 e outras)

Quando falamos de certificações, o engajamento da alta direção é apenas uma das dezenas (telvez centenas) de fatores a se considerar. Por isso, a Fábrica, em parceria com a ATSG, vai realizar um webinar falando sobre os principais pontos de uma certificação ISO. Corre se inscrever:

Imagem padrão
Marina Antunes Beffa
Já amei e já odiei trabalhar com sistemas de gestão, e hoje tento abordar esse assunto de forma mais leve! Por isso fundamos a Fábrica e criamos produtos e serviços que ajudem pessoas a engajar pessoas de um jeito mais leve e descontraído.
Artigos: 3

Deixar uma resposta