Conheça o jogo das Partes Interessadas da ISO 9001:2015 #9001naVEIA

Entenda o que são as Partes interessadas da ISO 9001:2015 e como elas podem ser comparadas a um grande jogo de gestão. Leia agora, aprenda mais!

Olá pessoas que estão definitivamente determinadas a capinar o terreno para construir as fundações básicas do Sistema de Gestão da Qualidade, tudo bem com vocês?

Todo mundo que nos acompanha neste bate-papo deve ter conseguido determinar o ESCOPO do seu negócio. Se não, acredito que seja legal dar uma olhadinha na nossa última postagem!

Depois disto feito, de termos nosso escopo montado, podemos começar a definir para quem estamos montando toda nossa organização… 

Pensando nisto, a gente precisa então se perguntar e descobrir PARA QUEM EU PRECISO MAPEAR PARA CERTIFICAR A ISO 9001:2015 E ATENDER MEU ESCOPO?

Então, que tal, para responder esta pergunta, criarmos um jogo?

CRIANDO O JOGO ISO 9001

Para definir para quem vamos mapear o SGQ, que tal criarmos um grande jogo chamado ISO 9001?

Nele, vamos criar toda uma sistemática e regras, mas, prioritariamente, precisamos determinar o perfil dos personagens e definir o ambiente com que eles vão lidar.

OS PERSONAGENS

Não adianta também ter um belo tabuleiro, as peças mais chiques e uma linda mesa se não entendermos quem vai jogar nosso jogo. Os personagens do jogo, no jogo da ISO 9001, chamaremos de PARTES INTERESSADAS. 😉

Então, vamos primeiro definir quem serão os personagens, ou melhor, as partes interessadas da ISO 9001:2015. Para entender a importância delas no jogo ISO 9001, devemos entender que partes interessadas são aquelas que vão afetar direta ou indiretamente o escopo do negócio.

Para criarmos as partes interessadas, devemos ver qual é o escopo da organização. Que tal, desta vez, criarmos uma pizzaria? Caraca, que fome!

Então, pensando numa pizzaria, nossos jogadores (ou partes interessadas) seriam

Tabela Partes Interessadas x Demandas na ISO 901:2015.

OS QUE OS PERSONAGENS PRECISAM PARA VENCER

Ao contrário dos jogos que fazemos em casa com nossos amigos, no jogo ISO 9001, a gente só vence se todos os personagens vencem! E, para que isto ocorra, a gente tem que entender qual é a expectativa de cada jogador e conseguir atendê-la.

É aqui que conseguimos definir os requisitos, expectativas e normas que vamos implementar! Vamos dar uns exemplos:

Partes interessadas, expectativas e indicadores

Mas é tão importante assim saber quem são os personagens e o que eles querem?

Sem maiores rodeios: Sim! Se a gente não consegue realizar este mapeamento, não conseguiremos, mais tarde, medir se os nossos jogadores estão indo bem ou mal no jogo ISO 9001.

Se a gente não sabe se eles estão indo mal, fatalmente iremos nos deparar com fortes impactos que poderão tornar a vida na organização insustentável, ou seja, GAME OVER!

Veja bem, além de ser uma parte crucial na sistemática de gestão da qualidade na sua empresa, a definição de partes interessadas da ISO 9001:2015 também pode ajudar a empresa não somente em sua gestão, mas também no processo de organização de sua sobrevivência e melhoria contínua.

Conforme vamos entendendo melhor a regra do jogo, vamos também nos aprofundando nas normas, regras e leis que devemos utilizar para que possamos fazer nosso negócio com qualidade.

Tendo estas regras de gestão, agora, podemos nos contextualizar no mercado!

E agora que definimos qual é nosso escopo e quais são nossas partes interessadas, que tal a gente fazer um exercício de humildade e descobrir no que somos bons e no que precisamos melhorar?

Que tal, então, conversarmos sobre o contexto da organização? Em nosso próximo encontro, vamos falar sobre isso! 😉

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Abraço e até a próxima!

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Jay Miranda
João Carlos Miranda é MBA em Qualidade e Produtividade, Engenheiro de Produção em formação, Especialista em Engenharia de Qualificação de Fornecedores, Design Thinker, Técnico em Mecânica, Técnico de Manutenção de Aeronaves, Gastrônomo e Especialista na implantação de sistema de gestão com base na norma ISO9001:2015 nos mais diversos setores.
Artigos: 3

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