O artigo de hoje é um pouco diferente, ele vai falar sobre melhoria continua. Mas confesso que o foco é falar sobre o significado da nossa logo. Assim, falando sobre esses dois assuntos, cumpro o objetivo de falar da gente e, espero, consigo criar algum valor para você!
Basicamente, vou mostrar a pequena evolução da nossa logo neste 1 ano de vida da Fábrica. E mostrar como ela melhorou, digamos, consideravelmente. Ao fim, espero ter demonstrado um pouco melhor o que é a melhoria contínua. (e também espero que nossa logo tenha melhorado mesmo kkkk)
A história da nossa logo… ruim!
Para quem não sabe, a Fábrica tem menos de 1 ano de vida. Nós “abrimos as portas”, oficialmente, no dia 9 de novembro de 2020 (ano passado). Escolhemos essa data para, junto com vocês, comemorar a Semana Mundial da Qualidade!
E para conseguir isso, confesso, foi uma correria! Na época, eu trabalhava CLT, 8 horas por dia. E tentava agilizar as coisas para a Fábrica das 18:00 às 08:00, haha! Então, não conseguimos fazer tudo do jeitinho que gostaríamos.
Além disso, nós não tínhamos recursos em abundância, haha! Ou seja, não tinha dinheiro para contratar, por exemplo, um designer para tudo. Contratamos alguém para fazer as artes das camisetas, mas a logotipo não coube no pacote.
Então, o jeito era eu, Davidson, fazer a logo. Então, obviamente, preferimos procurar algo pronto! 🤣
O começo do desastre: o ponto perfeito para a melhoria continua
Apesar de eu fazer todas as artes atuais da Fábrica (blog, redes sociais e etc) e ter melhorado nesse requisito, eu não sou um designer profissional. Muito menos o era há 1 ano atrás. Afinal, tudo que sei em design aprendi fazendo e conversando com as pessoas.
Então começamos (eu e a Marina) a caçar imagens prontas que representassem o que queríamos. Nós já havíamos escolhido o nome da empresa: Fábrica de Qualidade! Afinal a ideia é multiplicar a Qualidade! Chegamos então ao primeiro “protótipo”:
Veja se não é uma Fabricazinha feliz! Simpática. A porta e a janela frontais sorriem!
A gente gostou, achou fofo, mas ainda era só o desenho de uma pequena fábrica feliz. Não tinha tanto significado para nós. Então voltamos um passo atrás: o que realmente queremos transmitir com nossa logo?
Engajar pessoas!
Nossa ideia e propósito sempre foi engajar pessoas, então começamos a pensar no que, para nós, era o engajamento. Nós acreditamos que o engajamento é algo que se cultiva, que se cuida e dá atenção.
É como uma plantinha. Você olha para ela todos os dias, régua, cuida do solo e põe adubo. Então, em um belo dia, ela floresce. Se for uma árvore, pode crescer e produzir deliciosos frutos. E então chegamos a genial ideia da primeira logo! (duas imagens, também encontradas em um banco de imagens gratuito)
Em toda a simplicidade do desenho, a gente gostou!
Na primeira, a mãozinha era o cuidado diário, o mundo era o campo e a folha era o engajamento florescendo! Dando frutos lindos de mudança nas pessoas!
Na segunda, eram só os frutos do engajamento surgindo no mundo!
Nessa época, estávamos começando a conversar com o designer que fez nossas camisetas. Enviamos as logos para ele, para ele dar uma opinião sincera, e ele o fez: “Olha, pra ser sincero parece que vocês vão abrir uma quitanda online”.
Filho da mãe! Ele tinha razão e a gente riu muito disso! Não temos nada contra quitandas, mas não tinha absolutamente nada a ver com nosso negócio.
A logo “menos pior”!
A gente não tinha dinheiro para logo (incrível, nesse quesito R$, a gente ainda não teve muita melhoria continua 🤣🤣🤣🤣). Queríamos contratar um designer, mas não podíamos, R$! Então o jeito foi continuar procurando em bancos gratuitos de imagens. E chegamos a essa imagem:
Achamos que essa dizia mais sobre a gente. A fábrica representava o trabalho, a plantinha o nosso conceito de Cultivar o Engajamento. De quebra, ainda tinha algumas nuvenzinhas que representavam o nosso pequeno cantinho de céu: a Fábrica.
A Marina colocou uma fonte legal, para escrevermos o nome. Uma fonte que achamos, divertida. Assim, surgiu a 1ª logo oficial! A logo que usamos por uns 9 meses:
Estávamos felizes com essa logo? Na verdade não tanto, mas como percebemos que não tínhamos recursos para ir além disso, ficamos felizes por encontrar algo que nos deixasse confortáveis.
Se você olhar nossas redes sociais, vai ver essa logo nas postagens mais antigas. E confesso que já sinto saudades dela, haha! Eu gostava de como ela podia ser colorida e simples, com mais elementos e poucos ao mesmo tempo, enfim.
Melhoria contínua: o capítulo final atual
Com o tempo, conseguimos contratar um designer (terceirizado). Explicamos nossa ideia de logo para ele e ele trabalhou em um conceito um pouco mais lapidado. Algo mais minimalista, que é algo que prezo muito.
Assim, chegamos a logo atual, a que estamos usando agora e que mais gostamos ❤ olhe só:
“Ahh, Davidson”, então vocês chegaram a versão final da logo?”
Não, a logo ainda está em processo de melhoria. A gente ainda quer fazer algo melhor, mais bonito e ainda mais a nossa cara.
Achamos que ela é um pouco “literal demais” e que acaba remetendo mais a sustentabilidade do que ao que realmente queremos dizer. Por isso precisamos explicá-la para você, nossa principal parte interessada.
Mas, para nós, ela é linda! Temos orgulho de colocá-la nas nossas artes (e em tudo que for possível, haha). E você ainda vai vê-la em muitos lugares, por muito tempo!
É como eu coloquei no título deste capítulo. Melhoria contínua não tem fim, não tem um “Capítulo Final”, mas sim um “Capítulo Atual”, aquele em que estamos antes do próximo nível de melhoria.
Atribuindo significados à logo e à melhoria contínua
Além disso, para nós, nossa logo é como a melhoria contínua em si: precisa de constantes atualizações em significado! (Complicou um pouco né? Desculpa, não achei jeito melhor de escrever, mas calma, tentarei explicar)
Pra gente, a logo é algo vivo, que se altera e muda e melhora dia a dia. Quando a gente publicou essa versão, perguntamos para as pessoas o que elas achavam, afinal, são elas o nosso motivo de existir.
Criamos um stories com a pergunta: “O que a imagem abaixo representa para você?”. E recebemos algumas respostas muito interessantes. Muita gente percebeu a sustentabilidade e também ligou o desenho à questão ambiental.
Algumas falaram sobre criar um SGQ sustentável. Um amigo meu, disse que era uma escada, uma ferramenta para alcançar objetivos mais altos (confesso que achei show, haha). E há alguns dias, olhando para ela, confesso que eu enxerguei a frente de um caminhãozinho, haha! Levando (metaforicamente é claro) a Qualidade para as pessoas! Olha se não estou certo:
Nossa logo é a vida em movimento! (pode-se trocar “vida” por melhoria contínua 😊)
Existe uma diferença entre profissionais de normas e profissionais que entendem realmente os Sistemas de Gestão. O segundo tipo compreende que os contextos são líquidos, mutáveis e orgânicos. Sabem que a melhoria continua é um processo de evolução constante!
Estes, compreendem que nós precisamos significar e re-significar tudo a todo momento. Esses (aos quais eu gosto de me incluir), sabem que essa logo tem TODOS esses significados! Tal qual a melhoria contínua! E sabem que vão surgir muitos outros conforme nossa experiência se expande!
Agora me diz você: o que achou da nossa logo? 😁
Apoie nosso trabalho de produção de conteúdo!
Grande parte do nosso tempo de trabalho na Fábrica de Qualidade se destina a criar conteúdos para você 🥰 E disponibilizamos tudo que produzimos gratuitamente! São:
- Memes da Qualidade
- Artigos para o blog
- Conteúdos para redes sociais
E tem muita coisa que não conseguimos fazer ainda, pois temos planos para dominar o mundo, haha! 🐀🤓 Veja (quase) tudo que aprontamos clicando aqui!
Por isso, se os conteúdos da fábrica fazem alguma diferença na sua vida e você quiser nos apoiar, pode nos mandar um pix de qualquer valor!
Essa é uma prática bastante comum no mundo dos criadores de conteúdo (youtubers e influenciadores), mas um pouco nova na nossa área. O pessoal chama de donate, apoiadores ou fãs, enfim.
De início, ficamos meio “relutantes” com isso, mas analisando nosso contexto, percebemos que nosso maior trabalho é como PRODUTORES DE CONTEÚDO! Passamos a maior parte do tempo criando! Massss não ganhamos nada (R$) com isso, pois é tudo gratuito! (além de que precisamos pagar os boletos, né gente?)
Então, se quiser apoiar a gente e nos incentivar a continuar, segue nosso Pix (que também é nosso CNPJ 🥰)
PIX DA FÁBRICA: 40.165.246/0001-38
Ahhhh, você também pode nos apoiar comprando alguma coisa na loja, para ver nossos produtos, clique aqui! (nese caso, de quebra ainda leva um Mimo da Qualidade, hehe)