Todos desenvolvemos e mantemos algumas “crenças” em nossa vida que – costumeiramente – são expressas por “air max 270 women nike air jordan 1 elevate low air max 270 women human lace front wigs dallas cowboys slippers mens detroit lions jersey personalized celtics jersey luvme human hair wigs houston texans shoes adidas yeezy boost 350 v2 dazzling blue fsu football jersey ja marr chase youth jersey jordan air force 1 brock bowers jersey iowa state football jerseyfrases”. Os Sistemas de Gestão, e suas Políticas (da Qualidade, Ambiental, de Riscos, …) não são imunes a esse fenômeno.
Muitas vezes, essas crenças / frases podem ser boas e contribuem para consolidar a cultura da empresa. Porém, muitas vezes elas acabam se tornando bordões que ninguém entende ou segue. Nesses casos, elas não só deixam de ter valor, como também criam ineficiências na empresa.
Em casos limites, algumas crenças / frases podem ser nocivas ao Sistema de Gestão, podendo – literalmente – corroê-lo lenta e continuamente, e destruir aspectos importantes da rotina de trabalho e, por isso, deveriam ser evitadas a todo custo!
“Este documento é autoexplicativo”
Às vezes, gastamos muito tempo e dedicação para escrever um procedimento ou Instrução de Trabalho por exemplo. Nós realmente nos esforçamos para criar o melhor documento possível, e por isso acreditamos que ele é autossuficiente.
Entretanto, por mais bem escrito que seja, sempre haverá a necessidade de algum tipo de treinamento. Afinal, mesmo que o documento nos pareça, de fato, autoexplicativo, as pessoas que o interpretarem nem sempre o entenderão da mesma forma. Sempre que há comunicação, pode haver ruído.
O nível desse treinamento pode variar, sendo necessário algo mais ou menos elaborado. Pode ser até mesmo um check, uma conversa, para avaliar o entendimento e confirmar que a pessoa vai conseguir usar o documento eu seus processos.
“Isso é mera formalidade”
Infelizmente, como profissionais que trabalham com Sistemas de Gestão, escutamos – com alguma frequência – que para atender as Normas, é necessária “muita burocracia”. Isso é uma grande inverdade. Não existem “meras formalidades”.
Em um Sistema de Gestão, todo padrão (toda regra) tem (ou deve ter) uma clara razão de ser, seu propósito, sua missão. Todo documento tem que ser utilizado.
Sempre que esta crença / frase surgir, de duas uma: ou vamos analisar e entender qual o real propósito de determinada regra (e aí ela deixa de ser “mera formalidade”) ou a eliminamos. Simples assim.
O importante é, reforçando, entender que não existem meras formalidades em sistemas de gestão!
“A minha parte eu fiz!”
Esta crença / frase é – provavelmente – a que mais reflete a falta de visão “sistêmica”.
Um Sistema possui diversos elementos que precisam interagir de forma sinérgica e todas as Normas ISO de Sistemas de Gestão requerem, em “Conscientização”, que as pessoas compreendam seu “papel no todo”.
Um Sistema só será eficaz e eficiente quando cada parte realiza seu papel, de forma integrada às demais. Como em um verdadeiro organismo vivo que – aliás – é como as organizações devem ser vistas.
Essa visão tem que ser compreendida por todos e é nosso dever estimular e reforçar isso. Cada integrante da empresa precisa entender e se responsabilizar pelos seus processos e pelos impactos que estes geram nos demais. Isso é visão sistêmica.
Cuide da cultura da sua empresa
Essas crenças / frases podem parecer inofensivas, mas elas influenciam diretamente na cultura da sua organização. Aos poucos, elas minam cada um dos esforços que você tem feito para engajar sua equipe e prejudicam o Sistema de Gestão. Portanto, elimine essas frases agora!
Além disso, é importante identificar outras frases que também podem estar corroendo o seu Sistema de Gestão. Muitas delas podem até mesmo já fazer parte da sua cultura. Mas é claro, não adianta apenas identificar, é preciso eliminá-las também!
Agora me diz, essas crenças / frases ainda estão presentes na rotina da sua empresa? Conta pra gente nos comentários!
As Pílulas de Gestão (e as Micro Lições)!
Esse conteúdo faz parte de uma série de micro lições que estão disponíveis no canal da ATSG do YouTube e são resultados de mais de 20 anos de experiência formando auditores de sistemas de gestão!
Se você quiser aprender mais ou mesmo rever esse conteúdo em formato de vídeo, basta assistir ao vídeo abaixo. E se quiser aprender mais, se inscreva no nosso canal!