É muito comum, quando o dia da auditoria (interna ou não) se aproxima, ouvirmos as frases: “Vamos arrumar tudo para auditoria!”, “Temos muito a fazer e a auditoria já é depois de amanhã!”, “Eu só faço isso para a auditoria!”, “Essa semana promete, tenho que pôr em ordem toda a análise crítica, indicadores, listas de presenças… vai ser uma loucura!”.
Quem nunca ouviu algo do tipo?
Infelizmente, a nossa Cultura ainda é de ter mais medo de auditoria do que encará-la como uma boa prática, como uma vantagem ou oportunidade de melhoria. A cultura da qualidade ainda é baseada na identificação das não-conformidades, em fazer de tudo pra não levar “NC” e não perder a certificação. O foco, infelizmente, está mal direcionado.
Então, todo o processo de sistema de gestão da organização acaba sendo controlado e cuidado focando apenas nessas questões. Pensando só no lado ruim, no lado das não conformidades e do medo de auditoria, da perda da certificação.
Hoje, quero quebrar esse paradigma. Mostrar para você o quanto a auditoria é importante e o quanto ela pode ser sim benéfica para a saúde do seu sistema de gestão (e da empresa como um todo).
Como a auditoria interna ajuda sua empresa?
A Auditoria Interna é uma rotina empresarial que tem como principal objetivo verificar a conformidade do sistema, bem como a busca de oportunidades de melhorias, envolvendo colaboradores, processos e produtos.
Posso afirmar que ela é um instrumento importante para a organização que almeja o crescimento do negócio e a melhoria contínua. Mas se é tão fundamental fazê-la, porque ela é vista como motivo de pânico por algumas empresas?
Porque ainda existem empresas que “maquiam o sistema de gestão” e fazem tudo somente para a auditoria. Vamos mudar isso já!
O que realmente acontece na auditoria?
No decorrer da auditoria, todos os processos são auditados, pessoas são entrevistadas e informações são coletadas como evidências de conformidade ou de não conformidade.
O objetivo do auditor, durante a realização da auditoria, é buscar evidências que assegurem a conformidade dos processos com a documentação estabelecida e o atendimento aos requisitos normativos.
Isso porque, algumas vezes, questões importantes podem passar despercebidas pelos colaboradores que estão tão mergulhados em suas rotinas. Muitas vezes, eles não reparam que algo pode ser mudado ou até mesmo aperfeiçoado.
Também é função do auditor registrar as ocorrências, considerando a seguinte classificação:
- Sugestões: correspondem a oportunidades de melhorias que foram detectadas e, se consideradas pertinentes, devem ser implementadas para o aperfeiçoamento do Sistema de Gestão da Qualidade.
- Observação: Ocorrência ou situação que não é considerada satisfatória, mas que não compromete o requisito, nem fere um padrão estabelecido, mas que se não tratada poderá vir a ser registrada como não conformidade na próxima auditoria.
- Não conformidade: não atendimento a um requisito normativo, de cliente ou estabelecido pela empresa.
Vale destacar que realizar auditorias internas em intervalos planejados deixa sua empresa mais organizada, segura e tranquila para o momento da auditoria externa. Do mesmo modo, o resultado da auditoria interna vai direcionar ações importantes para a manutenção do seu negócio.
Como a CS Consultoria pode te ajudar?
Saiba se a sua empresa está preparada para a auditoria externa. Aproveite a expertise de nossos especialistas para verificar documentos, processos e requisitos técnicos do produto.
Nós realizamos a auditoria interna para você. Durante a realização da auditoria é feita verificação da conformidade do sistema de gestão da qualidade, verificação dos requisitos da Portaria 35, Portaria 75 e ISO 9001 e a preparação dos colaboradores para auditoria externa.
Posteriormente, é emitido o relatório final de auditoria e se houver necessidade, orientamos a organização a providenciar as ações corretivas. Entre em contato com a gente e vamos deslanchar a qualidade na sua empresa! 😉