Olá pessoas que estão definitivamente determinadas a capinar o terreno para construir as fundações básicas do Sistema de Gestão da Qualidade, tudo bem com vocês?
Todo mundo que nos acompanha neste bate-papo deve ter conseguido determinar o ESCOPO do seu negócio. Se não, acredito que seja legal dar uma olhadinha na nossa última postagem!
Depois disto feito, de termos nosso escopo montado, podemos começar a definir para quem estamos montando toda nossa organização…
Pensando nisto, a gente precisa então se perguntar e descobrir PARA QUEM EU PRECISO MAPEAR PARA CERTIFICAR A ISO 9001:2015 E ATENDER MEU ESCOPO?
Então, que tal, para responder esta pergunta, criarmos um jogo?
CRIANDO O JOGO ISO 9001
Para definir para quem vamos mapear o SGQ, que tal criarmos um grande jogo chamado ISO 9001?
Nele, vamos criar toda uma sistemática e regras, mas, prioritariamente, precisamos determinar o perfil dos personagens e definir o ambiente com que eles vão lidar.
OS PERSONAGENS
Não adianta também ter um belo tabuleiro, as peças mais chiques e uma linda mesa se não entendermos quem vai jogar nosso jogo. Os personagens do jogo, no jogo da ISO 9001, chamaremos de PARTES INTERESSADAS. 😉
Então, vamos primeiro definir quem serão os personagens, ou melhor, as partes interessadas da ISO 9001:2015. Para entender a importância delas no jogo ISO 9001, devemos entender que partes interessadas são aquelas que vão afetar direta ou indiretamente o escopo do negócio.
Para criarmos as partes interessadas, devemos ver qual é o escopo da organização. Que tal, desta vez, criarmos uma pizzaria? Caraca, que fome!
Então, pensando numa pizzaria, nossos jogadores (ou partes interessadas) seriam:
OS QUE OS PERSONAGENS PRECISAM PARA VENCER
Ao contrário dos jogos que fazemos em casa com nossos amigos, no jogo ISO 9001, a gente só vence se todos os personagens vencem! E, para que isto ocorra, a gente tem que entender qual é a expectativa de cada jogador e conseguir atendê-la.
É aqui que conseguimos definir os requisitos, expectativas e normas que vamos implementar! Vamos dar uns exemplos:
Mas é tão importante assim saber quem são os personagens e o que eles querem?
Sem maiores rodeios: Sim! Se a gente não consegue realizar este mapeamento, não conseguiremos, mais tarde, medir se os nossos jogadores estão indo bem ou mal no jogo ISO 9001.
Se a gente não sabe se eles estão indo mal, fatalmente iremos nos deparar com fortes impactos que poderão tornar a vida na organização insustentável, ou seja, GAME OVER!
Veja bem, além de ser uma parte crucial na sistemática de gestão da qualidade na sua empresa, a definição de partes interessadas da ISO 9001:2015 também pode ajudar a empresa não somente em sua gestão, mas também no processo de organização de sua sobrevivência e melhoria contínua.
Conforme vamos entendendo melhor a regra do jogo, vamos também nos aprofundando nas normas, regras e leis que devemos utilizar para que possamos fazer nosso negócio com qualidade.
Tendo estas regras de gestão, agora, podemos nos contextualizar no mercado!
E agora que definimos qual é nosso escopo e quais são nossas partes interessadas, que tal a gente fazer um exercício de humildade e descobrir no que somos bons e no que precisamos melhorar?
Que tal, então, conversarmos sobre o contexto da organização? Em nosso próximo encontro, vamos falar sobre isso! 😉
Ficou alguma dúvida, sugestão ou reclamação? Que tal falar comigo nas minhas redes sociais?
Clique para acessar meu LinkedIn
Clique para acessar meu Instagram
Abraço e até a próxima!