Uma das maiores queixas das pessoas que trabalham com qualidade é a falta de engajamento da direção, que não vê o valor da certificação. Muitos não conseguem aprovação para implantar uma norma e muitos não conseguem que sócios e diretores assumam seu papel de liderança frente a todo o processo.
Eu passei por uma situação aqui em casa que fez cair uma ficha para mim. Essa situação me fez pensar em como, às vezes, nós lidamos com a informação “valor da certificação” e quero comentar um pouco sobre esse tema com você.
Desde que eu e o Davidson assumimos nosso lado empreendedor, o Davidson tem feito o controle financeiro aqui de casa (confesso que sou descontroladinha, gasto tudo com comida, heheh). Vamos ao ocorrido:
O grande segredo da roupa branca!
Eu uso uma misturinha de sabão para lavar roupas brancas e roupas com sujeira mais pesada, mas, gosto tanto, que acabo colocando em todas as lavagens. Nessa mistura, vai sabão glicerinado azul em barra, sabão de coco e sabonete branco.
O pacote de sabão glicerinado vem com 5 barras, então, quando compro, compro 5 unidades dos outros também, para misturar tudo de uma vez. Dessa forma, a misturinha dura, em média, 5 meses (já fica a dica, gente, é só ralar tudo, misturar, e acrescentar um punhado nas lavagens 🤣).
Acontece que o Davidson sempre fala: “Pra que tudo isso? A gente já usa sabão em pó!”. ¯\_(ツ)_/¯
Para ele, essa mistura sempre foi um custo a mais. Até semana passada! Fizemos compra em um mercado diferente e eu comprei outra marca de sabão de coco e sabonete (inclusive abrirei parênteses de novo, pois preciso dizer que gostei muito desse sabão de coco. Alo @, me patrocina, haha).
Isso acabou influenciando no resultado final, lógico. A roupa ficou com um cheiro muito bom, mais gostoso que de costume. Quando foi dobrar a roupa, ele disse “Nossa, que roupa cheirosa!“. Eu disse que era ” a mágica da misturinha mágica”, e voilá: a significação aconteceu: “Agora eu vi valor!“.
Qual é o verdadeiro valor da certificação para cada parte interessada?
Assim como aqui em casa, uma empresa também tem os “controladores do dinheiro”. Operacionalmente, são os analistas financeiros, mas a alta direção sempre dá seu pitaco, afinal, o dinheiro é dela.
O Davidson sempre usou roupa preta e eu não curto, prefiro roupa branca (além da roupa de cama branca, quem nunca). Assim, eu já tinha visto valor na mistura, já que a principal função dela é deixar a roupa branca realmente branca.
Mas eu nunca tinha parado para pensar que, para o Davidson, isso nunca fez sentido, já que quase todas as camisetas dele são pretas e ele não liga tanto para artigos de cama, mesa e banho.
Ele só entendeu quando eu consegui agregar valor para ele por meio do cheiro. Ele gosta muito de coisas perfumadas e foi aí que o “fisguei”. Enquanto a minha necessidade era deixar o branco mais branco, a dele era deixar a roupa mais cheirosa.
Quando a gente fala pra alta direção que, para a implantação da qualidade, será necessário um investimento, por mais que você veja que é realmente investimento, ela ainda pode estar vendo como custo.
Mas a alta direção não é sabão 🤣
Sempre achamos e ouvimos que o que a alta direção quer é retorno financeiro. Claro, isso é um fator muito importante e extremamente necessário. Mas além disso, além do dinheiro, o que mais “fisgaria” a alta direção?
O item 4.2 da ISO fala das necessidades e expectativas das partes interessadas, e a alta direção é uma parte interessada. Portanto, você precisa descobrir quais são as outras expectativas da alta direção.
Mostrar, por exemplo, que uma Não conformidade poderia ter sido evitada e que o prejuízo dela não teria afetado a empresa é muito importante! Mas a percepção do valor da certificação poderia ser potencializada se fosse linkada a outros pontos da estratégia:
- se a alta direção quer expandir para novos mercados, mostre que a ISO é um padrão reconhecido internacionalmente e traz credibilidade aos processos da empresa;
- se a alta direção quer inovar em produtos e serviços, mostre como a ISO trata a melhoria contínua;
- se a alta direção quer colaboradores satisfeitos e engajados, mostre como um SGI preza pelos colaboradores;
- resumindo: se a alta direção deseja XYZ, como a ISO 9001, por exemplo, ajuda a conquistar tudo isso?
Todas as estratégias, se bem sucedidas, vão levar ao sucesso financeiro, isso é óbvio e desejado. Mas resumir tudo em dinheiro não vai ajudar a alta direção a ver todos os benefícios que a implantação de um sistema de gestão traz para a empresa e deixar que ela seja “seduzida” pelos fatores mais atrativos para ela.
Analisando: o valor da certificação muda de contexto para contexto
Eu não conheço a realidade da sua empresa, então não posso me aprofundar muito. Por isso, no artigo de hoje, não queria me alongar com um textão sobre o “como demonstrar o valor da certificação para a alta direção”
Meu objetivo era compartilhar a ideia de que existem outras formas de falar sobre isso além do dinheiro. Mas ressalto, a questão não é deixar o dinheiro de lado, mas sim agregar mais argumentos a ele. Afinal, um conjunto de benefícios é bem melhor que uma única coisa, não é?
Portanto, se você quer “vender uma certificação” para a alta direção, olhe para a estratégia! Converse sobre as preocupações da diretoria. Encontre os problemas que inquietam a empresa. Assim, com certeza, você terá ideias de como mostrar o valor da certificação e, mais que isso, ligar fatores importantes da sua empresa.
[webinar] Como se certificar na ISO (9001, 14001, 27001 e outras)
Quando falamos de certificações, o engajamento da alta direção é apenas uma das dezenas (telvez centenas) de fatores a se considerar. Por isso, a Fábrica, em parceria com a ATSG, vai realizar um webinar falando sobre os principais pontos de uma certificação ISO. Corre se inscrever: